Espaço BasketCoimbra está de volta!

Dois anos depois está de volta o Espaço BasketCoimbra.
Embora havendo alterações de última hora, pois, vou continuar a assumir o cargo de Director Desportivo da equipa sénior masculina da AAC, vou tentar manter este Espaço actualizado.
Nele pretendo continuar a divulgar a actividade desenvolvida nesta nossa modalidade. Especial atenção à vida dos nossos clubes, os quais me elegeram seu Delegado na Federação Portuguesa de Basquetebol.
Num momento particularmente conturbado que o Basquetebol atravessa, mais do que nunca, um espaço virado só para a modalidade torna-se necessário.
Publicarei artigos de opinião, desde que devidamente assinados pelos seus autores e que se identifiquem com os princípios deste espaço.
Para tal devem remeter os textos para camg@mail.telepac.pt..
Vamo-nos vendo por aí... e por aqui.
Abraço.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Orlando Simões: "Defender bem... também é defender pouco... tempo!"

"Temos mantido um olhar observador sobre tudo ao que ao basquetebol diz respeito e é pois desta forma que aceitámos o desafio de colaborar no Ressalto.net. Foi nesta lógica de pensamento que decidimos expressar algo que gostaríamos de partilhar com todos e em especial deixar para discussão na área da formação de treinadores.

Durante anos, em diferentes momentos e competições variadas foi passado o seguinte conceito “o ataque ganha jogos e a defesa ganha campeonatos”, no entanto será assim tão redutor resumir o jogo actual somente as estas preocupações?

Sendo verdade esta ideia, seria linear justificar a vitória da Espanha no Europeu da Lituânia através da forma exemplar como Scariollo montou a defesa da selecção espanhola, mas para nós a Espanha defendeu bem…defendendo pouco..tempo!

Defender pouco tempo foi uma ideia brilhante manifestada através do controle da iniciativa do jogo, da posse de bola em maior número de vezes e da preferência por defesa longe do cesto, mesmo defendendo em meio campo. Podendo-se defender longe do cesto em qualquer zona do campo, a equipa técnica espanhola optou por defender em meio campo mas longe da área restritiva, com rotinas ajustadas às características dos seus principais jogadores e à ideia geral de defender pouco tempo.

E como o expressou em campo?

  • Com pressão constante nos jogadores com bola no perímetro e longe do cesto
  • Com pressão nas linhas de 1ºpasse, afastando os jogadores da área restritiva
  • Com eficácia das 1ªs ajudas nas penetrações em dribling
  • Negando a concretização de bloqueios directos laterais, impedindo as penetrações para o meio
  • Com grande mobilidade e concentração dos jogadores do lado contrário da bola
  • Intimidação constante nos lançamentos curtos e ajudas dos postes nas penetrações resultantes dos bloqueios directos frontais
  • Exploração do ganho de faltas ofensivas em todos os movimentos ilegais de bloqueios ofensivos, “bater nos bloqueios e fazer teatro” também é arte espanhola, mas para isso é preciso correr seguindo atacantes e não temer contacto físico.

Esta ideia defensiva pretendia garantir mais posses de bola, defendendo menos tempo e garantir mais situações de vantagem numérica, e com isto a Espanha foi a equipa que concretizou mais situações de 2x1 e 3x.

Se a toda esta estratégia defensiva juntarmos uma criteriosa gestão das posses de bola e um fortíssimo ressalto ofensivo, estão criadas as condições para se defender menos…tempo.

Poderíamos afirmar que a Espanha fez isto tudo porque…tinha aqueles fantásticos jogadores, mas a diferença está em ter jogadores e saber aproveitá-los.. o que não foi feito por outras selecções.

Jogar em simultâneo com 3 jogadores pouco físicos como Navarro, Calderon e Rudy longe de ser um handicap, foi seguramente uma boa opção e a utilização dos manos Gasol , pouco móveis mas eficazes fizeram desta estratégia defensiva uma “defesa inteligente”.

Ficará para a próxima uma abordagem ao comportamento das selecções Portuguesa e Macedónia( equipa sensação) adversários por várias vezes em fases de apuramento nos anos anteriores. Orlando Simões"

(texto retirado de ressalto.net)