Espaço BasketCoimbra está de volta!

Dois anos depois está de volta o Espaço BasketCoimbra.
Embora havendo alterações de última hora, pois, vou continuar a assumir o cargo de Director Desportivo da equipa sénior masculina da AAC, vou tentar manter este Espaço actualizado.
Nele pretendo continuar a divulgar a actividade desenvolvida nesta nossa modalidade. Especial atenção à vida dos nossos clubes, os quais me elegeram seu Delegado na Federação Portuguesa de Basquetebol.
Num momento particularmente conturbado que o Basquetebol atravessa, mais do que nunca, um espaço virado só para a modalidade torna-se necessário.
Publicarei artigos de opinião, desde que devidamente assinados pelos seus autores e que se identifiquem com os princípios deste espaço.
Para tal devem remeter os textos para camg@mail.telepac.pt..
Vamo-nos vendo por aí... e por aqui.
Abraço.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Jéssica Almeida (Olivais) ao site da FPB: «Objectivo é trabalhar no limite»

“Jéssica Almeida conta segredo do Olivais

A equipa de Coimbra conseguiu a sua primeira vitória na Liga Feminina e agora prepara-se para fazer frente ao Algueirão, equipa que vem do escalão secundário. O Olivais, que tem um conjunto jovem mas cheio de ambição, pretende alcançar a melhor classificação possível, sem a pressão de ter de conquistar títulos.

A equipa do Olivais de Coimbra estreou-se a vencer esta temporada no campeonato da Liga Feminina, um triunfo importante tanto mais que, à imagem de Jéssica, o grupo de trabalho é muito jovem e naturalmente precisa de vitórias para fazer crescer os níveis de confiança. “A primeira vitória traz sempre alguma tranquilidade e acaba por ser mais um teste do que podemos fazer no campeonato.”

A Jéssica, internacional sub-18, é mais um caso de uma jovem jogadora com protagonismo no principal campeonato do basquete feminino. Na posição de base, comandar a equipa começa a ser um papel o papel assumido pala atleta na equipa. “Começa a ser natural, ainda que não esteja completamente à vontade, uma vez que o ano passado não assumia um papel tão importante na equipa.”

Os tempos mudaram e os recursos que o Olivais tem para esta temporada não são os mesmos de um passado recente. Muito provavelmente os objectivos para esta temporada terão de ser necessariamente mais comedidos, o que não significa que Jéssica e suas companheiras não irão lutar em todos os jogos. “Lutamos assim como todas as outras equipas para alcançar a melhor classificação dentro do que sabemos ser possível. Umas das primeiras palavras do meu treinador João Pedro Gonçalves, no inicio de época, foi que não nos era exigido nenhum título ou que ninguém estava a espera que fossemos uma das equipas mais fortes do campeonato. Apenas nos era exigido trabalhar sempre no limite e fazer uma boa época, serão estes os nossos objectivos.”

O facto do grupo de trabalhado ser constituído só por atletas portuguesas e na sua esmagadora maioria jovens, faz com que o vosso desafio seja ainda mais aliciante. “Não só aliciante como obviamente uma experiência diferente. Principalmente para as jogadoras que já integravam a equipa estes últimos anos que, tal como eu, também passaram a assumir papéis mais importantes na equipa, face à ausência das habituais jogadoras estrangeiras.”

Na próxima jornada o conjunto de Coimbra vai defrontar uma equipa, Algueirão, que lutará, em teoria, por objectivos semelhantes. Será um bom teste para perceber até onde poderão chegar as olivanenses esta temporada. “Um muito bom teste, uma vez que ambas as equipas são as únicas que se encontram sem jogadoras estrangeiras.”

Embora ainda sem um conhecimento profundo da equipa adversária, a base da equipa destaca o espírito combativo das atletas da equipa do Algueirão. “Do pouco que já vi esta época, num jogo treino em que ambas as equipas ainda não estavam bem preparadas, posso dizer que é uma equipa persistente, nunca desiste e não oferece nada facilmente.”

(entrevista retirada da página da FPB)