Espaço BasketCoimbra está de volta!

Dois anos depois está de volta o Espaço BasketCoimbra.
Embora havendo alterações de última hora, pois, vou continuar a assumir o cargo de Director Desportivo da equipa sénior masculina da AAC, vou tentar manter este Espaço actualizado.
Nele pretendo continuar a divulgar a actividade desenvolvida nesta nossa modalidade. Especial atenção à vida dos nossos clubes, os quais me elegeram seu Delegado na Federação Portuguesa de Basquetebol.
Num momento particularmente conturbado que o Basquetebol atravessa, mais do que nunca, um espaço virado só para a modalidade torna-se necessário.
Publicarei artigos de opinião, desde que devidamente assinados pelos seus autores e que se identifiquem com os princípios deste espaço.
Para tal devem remeter os textos para camg@mail.telepac.pt..
Vamo-nos vendo por aí... e por aqui.
Abraço.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O basquetebol na imprensa regional (3)


Na sua crónica semanal e com o título "O basquetebol feminino e masculino", Carlos Portugal afirma " o basquetebol português, a viver momentos nada agradáveis nos últimos tempos na sua federação, transmite a ideia de que a modalidade necessita, com urgência, de "tocar a rebate"..."que vem passando cá para fora e que em nada beneficia o processo de desenvolvimento desejado por todos os que, de facto, servem o basquetebol de forma profissional, mas sendo amadores, enquanto outros são profissionais, mas comportam-se como maus amadores".
Carlos Portugal ainda tece algumas críticas à forma como o Troféu António Pratas (masculino) e Vitor Hugo (feminino) são tratados, porque "António Pratas e Vitor Hugo foram, de facto, grandes vultos do basquetebol nacional".

Inaugurou o espaço "Desporto/História", com trabalho de selecção e recolha de informação é da responsabilidade do Dr. Rui Costa, também ele, "um dos maiores símbolos do desporto Nacional" e que vai passar a apresentar os sócios nº 1 dos clubes da cidade e da região.
Alcides Augusto Madeira Garcia, sócio nº 1 do Sport Clube Conimbricense. Nasceu a 30 de Março de 1920, natural de Oliveira do Hospital, casou aos 29 anos e tem uma filha. É contabilista, ainda no activo.
Puxando pelas recordações, o Sr. Alcides, diz "Os treinos eram ao ar livre e em terra batida, aliás como a maioria dos jogos,e a água para o banho era fria"..."o melhor atleta de Coimbra foi Mário Mexia e o atleta do Sport que mais me impressionou foi o Rui Santos"..."uma vez fomos jogar ao campo do Nacional, que se situava na Ladeira do Seminário. Frios e gelados descemos em direcção à Rua do Brasil. A tiritar, optámos por acabar com aquele suplício o mais rápidamente possível e, na primeira taberna, entrámos e... bebemos todos um copo (dos pequenos) de aguardente. Foi bom porque compensou a chuva, o frio, o banho de água fria e o caminho que tinhamos a percorrer de regresso a casa".