Espaço BasketCoimbra está de volta!

Dois anos depois está de volta o Espaço BasketCoimbra.
Embora havendo alterações de última hora, pois, vou continuar a assumir o cargo de Director Desportivo da equipa sénior masculina da AAC, vou tentar manter este Espaço actualizado.
Nele pretendo continuar a divulgar a actividade desenvolvida nesta nossa modalidade. Especial atenção à vida dos nossos clubes, os quais me elegeram seu Delegado na Federação Portuguesa de Basquetebol.
Num momento particularmente conturbado que o Basquetebol atravessa, mais do que nunca, um espaço virado só para a modalidade torna-se necessário.
Publicarei artigos de opinião, desde que devidamente assinados pelos seus autores e que se identifiquem com os princípios deste espaço.
Para tal devem remeter os textos para camg@mail.telepac.pt..
Vamo-nos vendo por aí... e por aqui.
Abraço.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Norberto Alves: Sucesso – Tempo, Talento e Dinheiro


"Agora que estão a começar várias competições ao mais alto nível, perguntam-me muitas vezes quem vai ganhar e quem irá fazer uma boa época. Ou seja, quem irá ter sucesso face aos seus objectivos.

A minha experiência de treinador conduz-me a uma conclusão que pode parecer demasiado simplista: Quem tiver o tempo necessário, o talento necessário e o dinheiro necessário.

A falta parcial de um destes factores poderá ser “encoberto” pelos outros em campeonatos muito “particulares” (como a nossa Liga), mas normalmente, será assim.

Na realidade, uma equipa precisa do tempo necessário para ser construída sobre bons pilares nos diversos factores do rendimento (técnicos, físicos, mentais e principalmente tácticos) para que tenha sucesso. Às vezes, face à falta dos outros factores do nosso título é a única via para o sucesso.

O trabalho necessário para atingir o sucesso desejado pode percorrer mais ou menos tempo dependendo do talento de quem a integra – jogadores, treinadores e directores. Mas será sempre necessário tempo.

Sem o mínimo de talento dos elementos de uma organização, onde não podem caber incompetência e compromissos indesejáveis não se atingirá todo o potencial de uma equipa.

Sem talento mínimo, não se “conquistará” o tempo necessário para desenvolver uma equipa e quem paga normalmente é o treinador. Ele dependerá sempre do seu talento e do talento dos outros, nomeadamente dos jogadores. Não basta apenas ao treinador ser competente mas se for incompetente, não lhe bastará o talento dos jogadores.

Falta falar do dinheiro. Com dinheiro é mais fácil recrutar o talento, recrutando jogadores mais talentosos e uma organização mais eficaz, conquistando assim o tempo necessário ao sucesso. Com dinheiro é mais fácil atingir o sucesso e serão certamente as equipas com mais dinheiro que irão estar perto do sucesso que ambicionam.

No entanto, todos os anos aparecem as equipas sensação (lembrem-se da Macedónia no último Europeu). O que nos dizem estas equipas? Que além do tempo, do talento e do dinheiro é o compromisso com a equipa, os seus objectivos e os seus valores que criam um espírito de missão.

E agora, se não tiverem o dinheiro necessário que vos dê o tempo necessário assente em talento e trabalho, parece-me terem um passo inicial a dar: construírem valores e compromisso com esses valores nas equipas. Assim, também poderão atingir o sucesso, tendo a consciência tranquila de que tudo fizeram para deixar aos outros uma equipa bem melhor do que a encontraram. Para mim isto é válido para qualquer organização – mesmo que não seja apenas uma equipa de basquetebol.

E essa herança será o vosso sucesso. Mesmo que não ganhem campeonatos. E os vossos jogadores respeitá-los-ão para sempre. Para além dos jogos que ganharam ou perderam.

Norberto Alves"

(texto publicado em Ressalto.net)