Espaço BasketCoimbra está de volta!

Dois anos depois está de volta o Espaço BasketCoimbra.
Embora havendo alterações de última hora, pois, vou continuar a assumir o cargo de Director Desportivo da equipa sénior masculina da AAC, vou tentar manter este Espaço actualizado.
Nele pretendo continuar a divulgar a actividade desenvolvida nesta nossa modalidade. Especial atenção à vida dos nossos clubes, os quais me elegeram seu Delegado na Federação Portuguesa de Basquetebol.
Num momento particularmente conturbado que o Basquetebol atravessa, mais do que nunca, um espaço virado só para a modalidade torna-se necessário.
Publicarei artigos de opinião, desde que devidamente assinados pelos seus autores e que se identifiquem com os princípios deste espaço.
Para tal devem remeter os textos para camg@mail.telepac.pt..
Vamo-nos vendo por aí... e por aqui.
Abraço.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O basquetebol na Imprensa Regional (5)


12 de Outubro de 2011
Com o título "Minibasquete - Condeixa animou com "cestos" do Basket Clube", um artigo dá conta da iniciativa do Basket Clube de Condeixa "que realizou um treino de demonstração na Praça da República condeixense, numa actividade que contou com a presença dos seus atletas "sub 8", "sub 10" e "sub12", bem como de outras crianças que quiseram participar, num total de 30 crianças".

Na página Empresas&Negócios
"Basquetebol "alinha" com Inglês e Matemática", um artigo de Rosette Marques, dá conta de uma parceria entre a EdAcademy (representada pela coordenadora do projecto Teresa Cardoso) e a Secção de Basquetebol da AAC. Pode-se ler no texto "de acordo com Mário Castro, presidente da Secção, a deslocação às escolas começará de imediato, no sentido de cativar alunos do 1º e 2º ciclos. O que se pretende é que os "miúdos" possam praticar uma modalidade desportiva, associada a uma sessão divertida de Inglês ou Matemática".



Bruno Gonçalves assina o artigo "Académica quer formar mais do que jogadores", onde refere "A Académica e a ED Academy assinaram ontem um protocolo que promete fazer do basquetebol mais do que uma escola de desporto. Teresa Cardoso, da Ed Academy, garante que "conjugar desporto com ensino é muito importante"..."A ideia é alargar, no futuro, a outras freguesias mais distantes, que nos disponibilizem espaço para treinar e dar as actividades" explica o presidente da Secção de Basquetebol da AAC, Mário José de Castro. O treinador da Académica, que é também responsável pela formação afirma que "o minibasquete é uma prática que prepara os jovens não só para serem basquetebolistas".

"Equipa unida e ambiciosa antes do FC Porto" faz o lançamento do próximo jogo com comentários Miguel Barroca ("se as coisas alguma vez correrem mal, a solução estará na união"), Richard Oruche ("a lesão já parte do passado. Penso que voltei melhor do que antes"), William Galick ("o 3º lugar põe muita pressão... essa pressão é boa para treinar e ajuda a querer sempre melhorar") e Dillin Sneed ("à medida que todos se vão conhecendo, as coisas vão melhorando"), bem como o técnico Luís Santarino ("A Académica vai sempre para ganhar").

Na sua crónica de opinião semanal, Carlos Portugal, no texto "Outros tempos, outros atletas" aborda, com base nas dificuldades económicas dos clubes, a não participação dos campeões nacionais nas competições europeias. "Ao longo da minha carreira de treinador na Académica, nomeadamente na sua fantástica equipa feminina (em sete épocas vencemos seis campeonatos nacionais e quatro Taças de Portugal), sempre estivemos nas competições europeias e, para além do avião, nas viagens mais longas também viajámos de comboio... e de autocarro.... Eram outros tempos, dir-me-ão! Eram outras atletas, digo eu!"