Espaço BasketCoimbra está de volta!

Dois anos depois está de volta o Espaço BasketCoimbra.
Embora havendo alterações de última hora, pois, vou continuar a assumir o cargo de Director Desportivo da equipa sénior masculina da AAC, vou tentar manter este Espaço actualizado.
Nele pretendo continuar a divulgar a actividade desenvolvida nesta nossa modalidade. Especial atenção à vida dos nossos clubes, os quais me elegeram seu Delegado na Federação Portuguesa de Basquetebol.
Num momento particularmente conturbado que o Basquetebol atravessa, mais do que nunca, um espaço virado só para a modalidade torna-se necessário.
Publicarei artigos de opinião, desde que devidamente assinados pelos seus autores e que se identifiquem com os princípios deste espaço.
Para tal devem remeter os textos para camg@mail.telepac.pt..
Vamo-nos vendo por aí... e por aqui.
Abraço.

sábado, 13 de agosto de 2011

Mário Saldanha revela que Centros Nacionais de Treino poderão fechar portas

Mario Saldanha Trata-se de uma possibilidade que vinha sendo anunciada nos últimos tempos, e que resultada das dificuldades financeiras pelas quais a Federação Portuguesa de Basquetebol tem passado. Depois de ter comunicado publicamente que os Centros Nacionais de Treino poderiam vir a encerrar devido a falta de verbas que viabilizassem este projecto da FPB, parece que a possibilidade está a tornar-se cada vez mais real e os CNT's terão mesmo de fechar portas na próxima temporada.Assim, e se não surgir nenhuma solução nos próximos dias, o mais provável é que o CNT-Paulo Pinto (S. João da Madeira) e o CNT-Calvão (Calvão, Vagos) tenham de cessar a sua actividade durante a época 2011-12. No comunicado emitido pelo Presidente da FPB não consta nada sobre os Centros de Alto Rendimento localizados no Jamor, pelo que esses centros não deverão estar em risco de encerrar.

Relembramos que em S. João da Madeira evoluíam os Sub16 Masculinos, enquanto que em Calvão estavam concentradas as Sub15 e Sub16 Femininas.

Eis o comunicado de Mário Saldanha:

"Face à difícil situação financeira actual da FPB, decorrente de uma redução significativa e inesperada do seu financiamento concedido pelo Estado, comunicada apenas no passado 8 de Junho, é com consternação que o informo que a Direcção da FPB foi forçada a adoptar um conjunto de medidas urgentes e inadiáveis, que afectam negativamente os Clubes, as Associações, os Agentes da modalidade e a própria Federação.

Entre tais medidas, estamos na iminência de assumir a dolorosa decisão de interromper pelo menos este ano lectivo 2011/2012, todo o trabalho que se tem desenvolvido no Centro de Treino Paulo Pinto em São João da Madeira e também no Centro de Treino Colégio Calvão – Vagos.

Sublinhe-se o facto deste adverso problema acontecer simultaneamente com a obtenção, há 10 dias, do 5º lugar obtido entre os 22 países participantes no Campeonato da Europa de Sub-20 Masculino – Divisão B, correspondendo à melhor classificação de sempre. Nove dos 12 atletas participantes integraram os Centros de Treino Paulo Pinto e Jamor durante três/quatro anos.

Na senda dos melhores resultados, fruto do investimento nos Centros de Treino, registe-se também há 15 dias apenas, a obtenção do melhor resultado do Basquetebol Feminino Português, protagonizado pela Selecção Nacional de Sub-20, que foi Vice-Campeã da Europa – Divisão B – grupo constituído por 9 atletas oriundas precisamente do Centro de Treino Calvão e posteriormente do Jamor.

Temos consciência que este “retorno a casa” fere sobremaneira as expectativas criadas pelos jogadores(as) e seus familiares, tanto mais por já terem realizado a transferência para São João da Madeira ou para o Colégio Calvão, e por tudo o que naturalmente condiciona uma decisão tão importante como esta.

Após frustradas tentativas de encontrar apoios, fizemos um derradeiro esforço junto do novo Secretário de Estado do Desporto, na procura de suporte financeiro que pudesse viabilizar a continuidade do Centro de Treino Paulo Pinto de São João da Madeira e do Centro de Treino Calvão – Vagos.

Se não obtivermos uma resposta positiva do SEDJ, somos forçados a cessar a actividade este ano do Centro Nacional de Treino Paulo Pinto e do Centro de Treino Calvão – Vagos.

Temos consciência do trabalho excepcional que realizaram ao longo dos últimos anos e da legítima expectativa que continuasse, o que nos deixa ainda mais penalizados."

(texto retirado na integra de www.basketpt.com)