Relembramos que em S. João da Madeira evoluíam os Sub16 Masculinos, enquanto que em Calvão estavam concentradas as Sub15 e Sub16 Femininas.
Eis o comunicado de Mário Saldanha:
"Face à difícil situação financeira actual da FPB, decorrente de uma redução significativa e inesperada do seu financiamento concedido pelo Estado, comunicada apenas no passado 8 de Junho, é com consternação que o informo que a Direcção da FPB foi forçada a adoptar um conjunto de medidas urgentes e inadiáveis, que afectam negativamente os Clubes, as Associações, os Agentes da modalidade e a própria Federação.
Entre tais medidas, estamos na iminência de assumir a dolorosa decisão de interromper pelo menos este ano lectivo 2011/2012, todo o trabalho que se tem desenvolvido no Centro de Treino Paulo Pinto em São João da Madeira e também no Centro de Treino Colégio Calvão – Vagos.
Sublinhe-se o facto deste adverso problema acontecer simultaneamente com a obtenção, há 10 dias, do 5º lugar obtido entre os 22 países participantes no Campeonato da Europa de Sub-20 Masculino – Divisão B, correspondendo à melhor classificação de sempre. Nove dos 12 atletas participantes integraram os Centros de Treino Paulo Pinto e Jamor durante três/quatro anos.
Na senda dos melhores resultados, fruto do investimento nos Centros de Treino, registe-se também há 15 dias apenas, a obtenção do melhor resultado do Basquetebol Feminino Português, protagonizado pela Selecção Nacional de Sub-20, que foi Vice-Campeã da Europa – Divisão B – grupo constituído por 9 atletas oriundas precisamente do Centro de Treino Calvão e posteriormente do Jamor.
Temos consciência que este “retorno a casa” fere sobremaneira as expectativas criadas pelos jogadores(as) e seus familiares, tanto mais por já terem realizado a transferência para São João da Madeira ou para o Colégio Calvão, e por tudo o que naturalmente condiciona uma decisão tão importante como esta.
Após frustradas tentativas de encontrar apoios, fizemos um derradeiro esforço junto do novo Secretário de Estado do Desporto, na procura de suporte financeiro que pudesse viabilizar a continuidade do Centro de Treino Paulo Pinto de São João da Madeira e do Centro de Treino Calvão – Vagos.
Se não obtivermos uma resposta positiva do SEDJ, somos forçados a cessar a actividade este ano do Centro Nacional de Treino Paulo Pinto e do Centro de Treino Calvão – Vagos.
Temos consciência do trabalho excepcional que realizaram ao longo dos últimos anos e da legítima expectativa que continuasse, o que nos deixa ainda mais penalizados."
(texto retirado na integra de www.basketpt.com)