Espaço BasketCoimbra está de volta!

Dois anos depois está de volta o Espaço BasketCoimbra.
Embora havendo alterações de última hora, pois, vou continuar a assumir o cargo de Director Desportivo da equipa sénior masculina da AAC, vou tentar manter este Espaço actualizado.
Nele pretendo continuar a divulgar a actividade desenvolvida nesta nossa modalidade. Especial atenção à vida dos nossos clubes, os quais me elegeram seu Delegado na Federação Portuguesa de Basquetebol.
Num momento particularmente conturbado que o Basquetebol atravessa, mais do que nunca, um espaço virado só para a modalidade torna-se necessário.
Publicarei artigos de opinião, desde que devidamente assinados pelos seus autores e que se identifiquem com os princípios deste espaço.
Para tal devem remeter os textos para camg@mail.telepac.pt..
Vamo-nos vendo por aí... e por aqui.
Abraço.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

GINÁSIO SÓ COM PORTUGUESES NA LIGA PORTUGUESA DE BASQUETEBOL


O Ginásio Clube Figueirense tornou público, na manhã de hoje, o seguinte comunicado:

"O Ginásio Clube Figueirense torna pública a opção de participar no próximo Campeonato da Liga de Basquetebol com uma equipa constituida unicamente por jogadores portugueses.
Esta decisão, previamente articulada com o principal patrocinador, deriva da contenção de despesas à qual vimos procedendo há mais de um ano, recordando-se que o Orçamento para 2010-11 já tinha sofrido uma redução de cerca de 30%.
Não se trata de uma medida isolada, atingindo apenas o Basquetebol semi-profissional, mas sim integrada num conjunto de reduções transversais abrangendo todas as modalidades praticadas.
Só assim julgamos possível assegurar o futuro sem onerar o património do Clube, o qual não queremos comprometer com o aventureirismo fácil que tem conduzido alguns congéneres à insolvência e até, em casos limites, ao desaparecimento puro e simples.
Após 14 anos consecutivos de participação no primeiro nível do Basquetebol português, vem a propósito lembrar um exemplo anterior, quando tivemos de nos limitar a competir na 2ª Divisão durante vários anos, para ajudar a viabilizar a construção do Pavilhão Galamba Marques.
Presentemente, de forma alguma queremos abandonar o objectivo da construção da nova Piscina, peo qual lutamos há uma década, sem termos ainda conseguido a indispensável comparticipação de fundos comunitários. O Pavilhão demorou 26 anos a erguer, ao fim de 10 anos de esforços não vamos seguramente desistir da Piscina.
No contexto da grave crise económica que o País atravessa - para a solução da qual o grande esforço em curso merece compreensão e efectiva solidariedade - pretendemos assegurar as características essenciais da nossa matriz de clube histórico de praticantes, ao serviço dos figueirenses.
Figueira da Foz, 11 de Agosto de 2011
A Direcção"