Espaço BasketCoimbra está de volta!

Dois anos depois está de volta o Espaço BasketCoimbra.
Embora havendo alterações de última hora, pois, vou continuar a assumir o cargo de Director Desportivo da equipa sénior masculina da AAC, vou tentar manter este Espaço actualizado.
Nele pretendo continuar a divulgar a actividade desenvolvida nesta nossa modalidade. Especial atenção à vida dos nossos clubes, os quais me elegeram seu Delegado na Federação Portuguesa de Basquetebol.
Num momento particularmente conturbado que o Basquetebol atravessa, mais do que nunca, um espaço virado só para a modalidade torna-se necessário.
Publicarei artigos de opinião, desde que devidamente assinados pelos seus autores e que se identifiquem com os princípios deste espaço.
Para tal devem remeter os textos para camg@mail.telepac.pt..
Vamo-nos vendo por aí... e por aqui.
Abraço.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Jessica Almeida (Olivais) em destaque no Europeu de Sub 18

Com 4 vitórias e 5 derrotas, Portugal terminou o Campeonato da Europa de Sub18 Femininos no 7º lugar da competição, vencendo Israel no último jogo da prova disputada na Hungria. Terminando entre as 8 melhores selecções, quais as atletas portuguesas que mais se evidenciaram neste Europeu?

A resposta já está dada no título desta notícia, e agora tentaremos comprovar de que forma é que aquela dupla de atletas esteve em destaque no Campeonato da Europa de Sub18 Femininos.

Quanto a Joana Jesus, base do CPN... foi a atleta portuguesa em maior evidência, sendo a 7ª melhor marcadora do Europeu fruto dos seus 15.7 pontos por desafio, e ocupando o 10º posto em termos de percentagem de concretização de lançamentos de campo. Além disso, ainda foi a 3ª melhor do Campeonato da Europa a recuperar posses de bola às suas adversárias, com 2.7 roubos por jogo. As suas 2.4 assistências por encontro fizeram dela a 11ª do ranking de passes que resultaram em cesto convertido.

Comparativamente à sua colega de equipa, Jessica Almeida (MR-Group Olivais Coimbra) apenas não teve tanto destaque na hora de lançar ao cesto. Neste capítulo destaca-se por ser a 7ª melhor da competição no aproveitamento da linha de lance-livre, convertendo 78.6 dos lançamentos que efectuou após provocar faltas às suas adversárias. De resto, entra no ranking das melhores em termos de recuperações de bola, e os seus 2.4 roubos por jogo fazem dela a 6ª melhor do Europeu nesta categoria estatística. É ainda a 9ª melhor em termos de assistências, realizando 2.6 por jogo.

Estas atletas têm sido presença assídua nas Selecções Nacionais jovens e espera-se que no próximo ano possam vir a ser uma boa ajuda ao desempenho da Selecção Nacional de Sub20 Femininos que irá competir na Divisão A do Campeonato da Europa.

(texto e foto retirado de basketpt.com)