Espaço BasketCoimbra está de volta!

Dois anos depois está de volta o Espaço BasketCoimbra.
Embora havendo alterações de última hora, pois, vou continuar a assumir o cargo de Director Desportivo da equipa sénior masculina da AAC, vou tentar manter este Espaço actualizado.
Nele pretendo continuar a divulgar a actividade desenvolvida nesta nossa modalidade. Especial atenção à vida dos nossos clubes, os quais me elegeram seu Delegado na Federação Portuguesa de Basquetebol.
Num momento particularmente conturbado que o Basquetebol atravessa, mais do que nunca, um espaço virado só para a modalidade torna-se necessário.
Publicarei artigos de opinião, desde que devidamente assinados pelos seus autores e que se identifiquem com os princípios deste espaço.
Para tal devem remeter os textos para camg@mail.telepac.pt..
Vamo-nos vendo por aí... e por aqui.
Abraço.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mário Castro tomou posse como presidente da Secção de Basquetebol da AAC

Decorreu, ao fim da tarde de ontem, a tomada de posse da nova Direcção e Mesa do Plenário da Secção de Basquetebol da AAC.
Entre os presentes estavam Gaspar da Silva (Presidente do Conselho de Arbitragem Distrital), Carlos Gonçalves (Delegado dos Clubes na FPB e ex- Director da equipa senior), Dr. Costa Nora, prof. Lino Gonçalves e João Pereira (da ex - Comissão Administrativa da Secção), e Fernando Sousa (capitão da equipa senior).
Usaram da palavra o vice-presidente da Mesa do Plenário, Victor Baptista "Este projecto tem pernas para andar... Temos dificuldades, no entanto, vamos vencê-las e vamos conquistar o título de campeões.... o Luís Santarino disse-me que vamos fazer um grande resultado" e o Presidente da DG da AAC, Eduardo Melo.
O novo presidente da Direcção Mário Castro proferiu o seguinte discurso:
" Quando, face a uma situação objectiva de indefinição directiva, por iniciativa do presidente da DG/AAC, Eduardo Melo e por contagiante entusiasmo do actual Presidente da Mesa do Plenário, António Maló de Abreu, me foi dirigido o convite para me candidatar à presidência da Secção de Basquetebol da AAC, tive imediata consciência do ciclópico desafio com que pessoalmente me confrontava.
Sabia já na altura, como sei hoje com acrescida experiência, das dificuldades em assumir responsabilidades em qualquer Secção ou Organismo da AAC na área desportiva... A nossa cidade tem hoje um défice de participação cívica e associativa que a todos nós compete combater, com a consciência de que, ao contrário do que se verifica noutras cidades portuguesas, as mais das vezes são as instituições de Coimbra que, com os seus resultados, mobilizam as pessoas e não a comunidade que se organiza e mobiliza, para garantir às mesmas instituições, os meios e as possibilidades de obter esses mesmos resultados... Obviamente que esse mesmo desafio nos impele desde logo a exortar o apoio e a colaboração de todos sem excepção. Contaremos com a ajuda de todos, a começar pelos que nos antecederam, aos quais queremos deixar uma palavra – dos dirigentes aos técnicos, dos atletas seniores masculinos e femininos aos jovens da formação, do staff de apoio aos patrocinadores e às entidades públicas que foram ajudando a manter o sonho de um pavilhão cheio, a vibrar com as vitórias da Académica.
Foi feito num passado recente por todas essas pessoas, um magnífico trabalho desportivo que queremos desde logo reconhecer e que temos a modesta ambição de tentar continuar, cientes contudo de que perante o actual cenário financeiro da Secção, a fasquia não pode, nem deve, ser demasiadamente elevada.
Pelo contrário a política directiva da Secção procurará desenvolver-se na medida das nossas possibilidades actuais, visando não só assegurar a competição ao mais alto nível do Basquetebol no presente, mas igualmente lançar alguns alicerces para o futuro, que permitam almejar maior estabilidade, de época para época desportiva, e não colorir de incerteza cada início de temporada... estabelece como metas a participação no play-off da Liga Profissional de Seniores Masculinos e no play-off do Campeonato Nacional de Seniores femininos e, bem assim, classificações tão honrosas quanto possível das Equipas dos diversos escalões formação, nos quais a vertente formativa – desportiva e também escolar - deve sempre sobrepor-se à vontade de alcançar resultados desportivos de especial relevo.
Sanear financeiramente a Secção, desenvolver a formação e almejar a lugares de destaque em todas as competições será pois o decisivo cesto triplo com que esta Direcção procurará brindar os adeptos do basquetebol académico!
Enunciadas as dificuldades, elencadas as prioridades e traçados os objectivos, resta esperar que todos os académicos se unam e que ajudem a Secção de Basquetebol, apoiando-a dentro e fora do campo. Resta apelar às Entidades Oficiais particularmente à CMC – a que aproveito desde já para agradecer, na pessoa do Sr. Vereador do Desporto, Dr. Luís Providência, a disponibilidade que desde o início tem manifestado para ouvir os nossos problemas e participar das tentativas da sua resolução – para que não se esqueçam de nós e concorram para que Coimbra continue a ter equipas de basquetebol a disputar as mais importantes competições nacionais, como de resto a história da Académica na modalidade implica e o estatuto conquistado, ao longo dos tempos, justifica amplamente.
Acreditamos que o nosso esforço não será inglório, que a nossa dedicação não será em vão, que o nosso trabalho se não perderá na inércia dos tempos, sobretudo porque colectivamente pensamos que o esforço, a dedicação e o trabalho desempenhado em prol da Académica valem sempre a pena, sendo em si mesmos uma suficiente compensação e uma subida honra para todos nós.
Assim consigamos estar à altura do nome e da história da nossa Secção.
Viva o Basquetebol da Académica!"