Coimbra é uma cidade que gosta de basquetebol. Coimbra é a cidade talismã da nossa Selecção. Se alguém tinha dúvidas, a resposta foi dada ontem, num pavilhão com mais de 1500 pessoas. Verdade que estava muita gente de fora, mas isso não apaga a imagem deixada, se tivermos em conta que estamos em pleno Agosto.
Não foi um jogo vistoso, no entanto, o objectivo foi alcançado com a vitória de Portugal (71-66) frente à Hungria. A nossa selecção mostrou um forte espírito de grupo, defendendo muito bem (a chave da vitória). No ataque Portugal tem muita dificuldade no jogo interior (falta de altura e peso) e, ontem, foi através dos lançamentos de longa distância que se assegurou a vitória.
Portugal jogou com Filipe da Silva (10), Carlos Andrade (11), João Santos (10), Miguel Miranda (18), Elvis Évora (6), Miguel Minhava (6), Paulo Cunha (2), António Tavares (2), Fernando Sousa e José Costa (6).
Ao intervalo registava-se um empata a 31.
Toda a equipa esteve bem, mas em especial Miguel Miranda. Uma palavra para José Costa, que entrou de forma decisiva, no momento em que a nossa selecção perdia por 9, e comandou a equipa para a frente do marcador, situação que mais não se veio a alterar até final.
Portugal volta a jogar, em Coimbra, no próximo dia 24 de Agosto, desta vez, com a Finlândia. Entretanto, no dia 12 defrontam-se Hungria e Finlândia. Os dois primeiros, deste grupo de três, garantem vaga para a fase final do EuroBasket na Lituânia.
(foto de João "Dito" Lopes, retirada do basketpt.com)