
Espaço BasketCoimbra está de volta!
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
EuroBasket: Portugal perde com a Turquia (79-56)

Crianças com Trissomia 21 podem praticar basquetebol na Académica

A equipa responsável será Rita Gonçalves (Psicóloga Clínica e praticante de basquetebol) e Décio Temporário (Fisioterapeuta).
Para mais informações, os interessados poderão contactar para aritabmgoncalves@gmail.com
Distrito de Coimbra bem representado no EuroBasket da Lituânia

EuroBasket: Portugal defronta hoje (15.45 h) a Turquia
Mini-Maratona de Minibasquete do União Foot-Ball Buarcos

terça-feira, 30 de agosto de 2011
Aos Clubes: FPB emite 3 novos comunicados
CAD divulga equipa técnica para a época 2011/2012

Basket Clube de Condeixa inicia actividade a 3 de Setembro

Cláudio Figueiredo é treinador do CAD

CAD vai participar no CNB2. Hugo Loureiro é o treinador.

CAD vai continuar a treinar pavilhão da PT

Pavilhão com duas naves para CAD e Académica

segunda-feira, 29 de agosto de 2011
Sampaense: Treinos começam a 1 de Setembro

domingo, 28 de agosto de 2011
Académica: treinos começam amanhã
Tiago Sá treina séniores do Olivais

Entretanto, o início dos treinos destas duas equipas está marcado para o próximo dia 1 de Setembro, pelas 21.30 horas.
Depois da saída de Gonçalo Simões, por motivos profissionais, Tiago Sá vê assim o seu valor e empenho na modalidade e no Olivais reconhecido.
Bruno Costa é novo colaborador do Planeta Basket

Atleta federado desde 1994 e mais recentemente formado em jornalismo, Bruno Costa junta em si dois ingredientes importantes para ser bem sucedido nesta sua nova missão: o conhecimento do jogo e a capacidade de expressão.
Queremos dar desde já as boas vindas ao Bruno, desejando-lhe votos de sucesso tanto dentro como fora dos campos de basket."
O Planeta Basket é um espaço dedicado ao Basquetebol (www.planetabasket.pt). É uma espaço de qualidade que há vários anos acompanha a nossa modalidade preferida.
sábado, 27 de agosto de 2011
Fernando Sousa e Marco Gonçaves convocados para a Lituânia

Bases: António Tavares (Benfica), José Costa (FC Porto), Miguel Minhava (Benfica) e Filipe da Silva (Paris-Levallois).
Extremos: Fernando Sousa (Académica), Carlos Andrade (FC Porto), José Silva (Barreirense) e João Santos (FC Porto).
Postes: Cláudio Fonseca (V. Guimarães), Élvis Évora (Benfica), Marco Gonçalves (Ginásio Figueirense) e Miguel Miranda (FC Porto).
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
EuroBasket: Portugal começa com a Turquia a 31 de Agosto
Sporting Figueirense com nova Sede
Aos Clubes: FPB emite novo comunicado (nº 14)
Richard Oruche (ex-Ginásio) reforça a Académica

Trata-se de Richard Oruche, norte-americano, base de 1,90 mts e que na época passada representou o Ginásio Figueirense.
Richard Oruche, completamente recuperado, é o primeiro estrangeiro que o técnico Luis Santarino tem ao seu dispôr.
António Tavares apto para o Europeu
(A Bola online)
O basquetebolista António Tavares poderá integrar a Selecção Nacional que vai disputar o Europeu. É que não se confirmaram as suspeitas iniciais de fractura da tíbia, dúvidas essas dissipadas através de exames radiográficos realizados numa unidade hospitalar de Coimbra.
O base lesionou-se com grande aparato no decorrer da partida com a Finlândia, relativa ao apuramento para a maior prova continental, e teve de abandonar de imediato o terreno de jogo. Mais tarde, foi-lhe diagnosticado corte com traumatismo na perna direita, sem que o osso da tíbia tenha sido afectado, tendo sido suturado.
São, assim, boas notícias para o Seleccionador Mário Palma, que não terá de proceder a mais alterações aos 12 que defrontaram os nórdicos, compondo a comitiva rumo à Lituânia. A equipa parte este domingo, com o primeiro jogo agendado para 31 de Agosto, frente à Turquia, vice-campeã mundial.
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Artur Coelho novo reforço da Académica
Aos Clubes: FPB emite 2 novos comunicados
José Costa continua no FC Porto

“Vou continuar no clube onde gosto de estar e vendo reconhecido o meu trabalho”, justificou o internacional português, em declarações ao www.fcporto.pt. “Esta época foi marcante”, continuou. “Consegui alcançar duas metas importantes: a conquista do campeonato e a presença na fase final do Europeu”.
Para José Costa, o principal objectivo da temporada que se avizinha está muito claro: “A meta principal será a obtenção do bicampeonato. Vamos trabalhar ainda mais, especialmente concentrados na revalidação do título”.
(texto e foto retirados de www.fcporto.pt)
Portugal perde 1º lugar no grupo mas está na Lituânia
O regresso dos balneários foi desastroso. Portugal nunca mais conseguiu atingir o nível dos primeiros 20 minutos e depois que a Finlândia "à bomba" conseguisse passar para a frente do matcador.
Fica, no entanto, e isto o mais importante, o apuramento pela segunda vez consecutiva para a mais alta competição, ao nível de selecções, a disputar já no próximo mês na Lituânia.
Registe-se, como nota mais desagradável, a lesão de António Tavares que está em risco de não integrar a comitiva para o EuroBasket.
O Pavilhão Multidesportos Mário Mexia apresentou uma das maiores assistências em jogos de basquetebol. Efectivamente, a aposta de trazer para Coimbra este tipo de eventos, foi, uma vez, ganha. Coimbra disse presente!
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Laurentino e Sardinha deixaram a FPB pior que o país, diz Mário Saldanha
O presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Mário Saldanha, critica o ex-secretário de Estado do Desporto e o ex-presidente do Instituto Desporto de Portugal, reiterando que deixaram a federação pior que o estado do país.
“O antigo secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, e o [então] presidente do IDP, Luís Sardinha, deixaram a Federação Portuguesa de Basquetebol pior do que o governo deixou o país”, começou por dizer o dirigente, durante a receção da seleção nacional masculina na Câmara Municipal de Coimbra.
Mário Saldanha exemplificou com a “não assinatura dos contratos-programa em junho” e com o facto de “a FPB não receber qualquer dinheiro do Governo desde março”.
“Só através do novo presidente do IDP, Augusto Baganha, é que começámos a receber em agosto. A dívida já ia num milhão de euros. É impossível gerir uma federação como a nossa com tantos meses sem receber. Fizeram-nos muito mal, mas vamos respondendo com resultados”, justificou o dirigente, referindo-se ao apuramento da seleção para o Europeu, em setembro, na Lituânia.
Segundo Mário Saldanha, a situação levou ao encerramento compulsivo dos Centros de Estágio do Calvão e de São João da Madeira, mantendo-se apenas os dois de Lisboa.
Mário Saldanha apelou ao público da cidade de Coimbra que encha o Pavilhão Dr. Mário Mexia, para assistir ao jogo com a Finlândia, que se realiza às 21H30 e tem entradas gratuitas.
(texto e foto retirada de c.noticias.net)
Selecção Nacional recebida na Câmara Municipal de Coimbra

"A Selecção Nacional, que já carimbou o passaporte para a Lituânia, foi recebida esta terça-feira na Câmara Municipal de Coimbra, cidade que tem sido a casa da equipa nos jogos da fase adicional de apuramento para o Campeonato da Europa deste ano. Jogadores, treinadores e dirigentes estiveram nos Paços do Concelho e a Federação, na pessoa do presidente Mário Saldanha, aproveitou para entregar uma lembrança, em sinal de reconhecimento pela ajuda prestada. Leia nos detalhes desta notícia parte dos discursos de Mário Saldanha e da vice-presidente da Autarquia, Maria José Azevedo.
Presidente Mário Saldanha
“Não fosse o contributo da Câmara Municipal de Coimbra e de outras entidades que colaboram connosco, a nossa situação seria bastante complicada. Não queremos deixar de agradecer o empenhamento da autarquia de Coimbra, nomeadamente do Vereador do Desporto, o doutor Luís Providência.
Este é o nosso ‘vencimento’ [o apuramento], isto é o ‘vencimento’ que tenho daquilo que eu dedico à minha modalidade ao longo de muitos anos. Portanto, estou muito reconfortado e muito reconhecido pela ajuda da Câmara Municipal Coimbra e dos seus trabalhadores, nomeadamente os que estão no pavilhão, que nos têm recebido de uma forma extraordinária.
O Paulo Freixo é uma pessoa fantástica e a Federação está muito agradecida por tudo o que a Câmara Municipal tem feito por nós. Por isso, só nos cabia, num momento destes, vir aqui agradecer à Câmara Municipal de Coimbra, na pessoa da senhora vice-presidente Maria José, tudo aquilo que tem feito por nós.
É evidente que esperamos que amanhã Coimbra se faça representar pelos seus munícipes e que encham aquele pavilhão, que nos tragam esse apoio e calor que precisamos. Contamos com eles! Um agradecimento muito especial à Câmara, pelo extraordinário apoio que deu à Selecção portuguesa no apuramento para o Europeu de basquetebol”
Vice-presidente da Câmara, senhora Maria José Azevedo
“Não posso deixar de vos saudar, Sr. Presidente, os gloriosos jogadores da nossa Selecção, os seus dirigentes, os treinadores e as glórias passadas de Coimbra. Começava exactamente por dizer isso que não pratiquei basquetebol, na minha altura era uma modalidade muito masculina…
Mas o que quero dizer é que o basquetebol tem muitas responsabilidades no nosso concelho, temos gerações de grandes glórias e agora a nossa Michelle Brandão, que vai para os Estados Unidos da América e que é dos Olivais. Temos também a Académica... Sinto-me muito orgulhosa como cidadã e autarca por ouvir e sentir este reconhecimento que a Federação nos faz generosamente. Não fazemos mais que a nossa obrigação.
Sinto-me muito orgulhosa também pelo nosso vereador, que tanto empenho tem mostrado. Resta-me portanto desejar uma boa estadia e muitas felicidades para amanhã e para a Lituânia, no Campeonato da Europa. Muitos parabéns pelo que já fizeram até agora e votos de que tudo corra bem durante o Europeu.”
terça-feira, 23 de agosto de 2011
Mário Saldanha em Fátima

Atendendo às actuais dificuldades que enfrenta o basquetebol nacional, nenhuma ajuda é demais - muito menos a providêncial! Independentemente das crenças religiosas individuais, é de esperar que a fé do Presidente Mário Saldanha possa congregar esforços nesta nova epopeia da Selecção Nacional. Se à fé se juntar um espiríto inabalável de todos, é possível que o basquetebol nacional consiga escrever mais uma página dourada da sua história.
(texto de Rui Gouveia e foto retirados do sítio da FPB)
Facturas não contabilizadas de mais de 6 milhões de euros no Instituto do Desporto
O ministro dos Assuntos Parlamentares, que tutela o Desporto, anunciou esta tarde que, nos últimos dois dias, descobriu facturas não contabilizadas no Instituto do Desporto de Portugal no valor de 6 milhões e 780 mil euros. O caso será averiguado pelo Tribunal de Contas e Ministério Público.
Em apenas cinco minutos e na sua primeira intervenção na Comissão de Educação, Ciência e Cultura (a sua presença tinha sido requerida pelo PS), Miguel Relvas admitiu ter ficado “surpreendido” por ter descoberto “nas últimas 48 horas” que o Instituto do Desporto de Portugal (IDP) não contabilizou um vasto conjunto de facturas desde 2004.
“São facturas que não existem na transição de pastas, nem na contabilidade. Só em 2010 são 45 facturas e, em 2011, 625 facturas. Não é normal, nem aceitável que um instituto público tenha facturas não contabilizadas no valor de 6 milhões e 780 mil euros”, explicou.
Relvas anunciou ainda que “a receita que estava consignada” ao IDP e oriunda da Santa Casa da Misericórdia – dois milhões de euros – não serviu para “cumprir os objectivos assumidos”.
O ministro lamentou que as dívidas do IDP “que não estão contabilizadas e que vêm desde 2004” tenham de vir a ser assumidas pelo Governo. E questionou: “Como é que é possível chegar a esta situação quando existem entidades de fiscalização?”, acrescentando que “a matéria será investigada pelo Tribunal de Contas e pelo Ministério Público”.
Miguel Relvas disse ainda que pediu para que fosse averiguada a possibilidade de existir uma duplicação de facturas, mas o resultado foi negativo."
(in Público Online)
Mário Castro tomou posse como presidente da Secção de Basquetebol da AAC
Usaram da palavra o vice-presidente da Mesa do Plenário, Victor Baptista "Este projecto tem pernas para andar... Temos dificuldades, no entanto, vamos vencê-las e vamos conquistar o título de campeões.... o Luís Santarino disse-me que vamos fazer um grande resultado" e o Presidente da DG da AAC, Eduardo Melo.
O novo presidente da Direcção Mário Castro proferiu o seguinte discurso:
" Quando, face a uma situação objectiva de indefinição directiva, por iniciativa do presidente da DG/AAC, Eduardo Melo e por contagiante entusiasmo do actual Presidente da Mesa do Plenário, António Maló de Abreu, me foi dirigido o convite para me candidatar à presidência da Secção de Basquetebol da AAC, tive imediata consciência do ciclópico desafio com que pessoalmente me confrontava.
Sabia já na altura, como sei hoje com acrescida experiência, das dificuldades em assumir responsabilidades em qualquer Secção ou Organismo da AAC na área desportiva... A nossa cidade tem hoje um défice de participação cívica e associativa que a todos nós compete combater, com a consciência de que, ao contrário do que se verifica noutras cidades portuguesas, as mais das vezes são as instituições de Coimbra que, com os seus resultados, mobilizam as pessoas e não a comunidade que se organiza e mobiliza, para garantir às mesmas instituições, os meios e as possibilidades de obter esses mesmos resultados... Obviamente que esse mesmo desafio nos impele desde logo a exortar o apoio e a colaboração de todos sem excepção. Contaremos com a ajuda de todos, a começar pelos que nos antecederam, aos quais queremos deixar uma palavra – dos dirigentes aos técnicos, dos atletas seniores masculinos e femininos aos jovens da formação, do staff de apoio aos patrocinadores e às entidades públicas que foram ajudando a manter o sonho de um pavilhão cheio, a vibrar com as vitórias da Académica.
Foi feito num passado recente por todas essas pessoas, um magnífico trabalho desportivo que queremos desde logo reconhecer e que temos a modesta ambição de tentar continuar, cientes contudo de que perante o actual cenário financeiro da Secção, a fasquia não pode, nem deve, ser demasiadamente elevada.
Pelo contrário a política directiva da Secção procurará desenvolver-se na medida das nossas possibilidades actuais, visando não só assegurar a competição ao mais alto nível do Basquetebol no presente, mas igualmente lançar alguns alicerces para o futuro, que permitam almejar maior estabilidade, de época para época desportiva, e não colorir de incerteza cada início de temporada... estabelece como metas a participação no play-off da Liga Profissional de Seniores Masculinos e no play-off do Campeonato Nacional de Seniores femininos e, bem assim, classificações tão honrosas quanto possível das Equipas dos diversos escalões formação, nos quais a vertente formativa – desportiva e também escolar - deve sempre sobrepor-se à vontade de alcançar resultados desportivos de especial relevo.
Sanear financeiramente a Secção, desenvolver a formação e almejar a lugares de destaque em todas as competições será pois o decisivo cesto triplo com que esta Direcção procurará brindar os adeptos do basquetebol académico!
Enunciadas as dificuldades, elencadas as prioridades e traçados os objectivos, resta esperar que todos os académicos se unam e que ajudem a Secção de Basquetebol, apoiando-a dentro e fora do campo. Resta apelar às Entidades Oficiais particularmente à CMC – a que aproveito desde já para agradecer, na pessoa do Sr. Vereador do Desporto, Dr. Luís Providência, a disponibilidade que desde o início tem manifestado para ouvir os nossos problemas e participar das tentativas da sua resolução – para que não se esqueçam de nós e concorram para que Coimbra continue a ter equipas de basquetebol a disputar as mais importantes competições nacionais, como de resto a história da Académica na modalidade implica e o estatuto conquistado, ao longo dos tempos, justifica amplamente.
Acreditamos que o nosso esforço não será inglório, que a nossa dedicação não será em vão, que o nosso trabalho se não perderá na inércia dos tempos, sobretudo porque colectivamente pensamos que o esforço, a dedicação e o trabalho desempenhado em prol da Académica valem sempre a pena, sendo em si mesmos uma suficiente compensação e uma subida honra para todos nós.
Assim consigamos estar à altura do nome e da história da nossa Secção.
Viva o Basquetebol da Académica!"
JOSÉ COSTA ao sítio da FPB: "Sempre acreditei"

José Costa esteve muito perto de participar no último Europeu em que Portugal esteve presente mas foi preterido na parte final da preparação. Um momento triste mas do qual o atleta não guarda qualquer tipo de rancor, já que confessou que em momento algum das comemorações lhe veio à memória a frustração de ter sido afastado no último Europeu. “Para ser sincero não pensei muito nisso. O passado já lá vai, o que conta agora é o presente.”
Já são muitos os anos de prática de basquetebol, muitos deles relacionados com participações nas Selecções Nacionais de Portugal. Mas todas as presenças com um denominador comum – uma alegria e disponibilidade total para vestir a camisola nacional. “Representa um orgulho enorme e ao mesmo tempo uma motivação extra para continuar a treinar e a jogar.”
Depois do jogo menos conseguido na Finlândia, a equipa portuguesa deu uma grande demonstração de qualidade e carácter no jogo da Hungria, respondendo bem à pressão do apuramento. O capitão português assume algumas mudanças na forma de jogar da equipa, sem que isso tenha implicado alterar tacticamente a sua actuação. “O que mudou acima de tudo foi a maior agressividade ofensiva, fomos mais colectivos e mais inteligentes a atacar.”
Depois do triunfo, este domingo, da Finlândia sobre a Hungria, Portugal vê-se obrigado a ter que vencer por uma diferença superior à derrota sofrida na Finlândia se quiser terminar em primeiro nesta fase adicional de apuramento. Muito embora o Europeu já faça parte dos horizontes de Portugal, ainda existem metas a serem atingidas por este grupo de trabalho. “Neste momento o 1º lugar é o objectivo. Sabemos que temos que ganhar por 13 pontos e acredito que com a ajuda do público vamos conseguir.”
Disputar uma competição internacional como um Campeonato da Europa era uma das poucas coisas que faltava no teu currículo de jogador. Isto depois de ter conquistado nesta mesma temporada o seu primeiro título de campeão nacional. “Neste ano consegui o que me faltava no currículo ser campeão e estar no Campeonato da Europa foi um ano em cheio.”
(texto de Carlos Seixas no sítio da FPB e foto Jornal Record Online)
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Ginásio: inscrições na Secretaria a partir de 1 de Setembro

PAVILHÃO REABRE A 12 DE SETEMBRO
Após os trabalhos de conservação e reabilitação, este ano mais extensos do que habitualmente, que decorreram em Julho e Agosto, o Pavilhão Galamba Marques reabre na segunda-feira, 12 de Setembro.
As inscrições para as diversas modalidades podem ser efectuadas na Secretaria (tel. 233 418 765) a partir de quinta-feira, 1 de Setembro.
(Nota Informativa do GCF)
Câmara de Coimbra homenageia Selecção Nacional

É a terceira vez na história que a Selecção entra na fase final de um Campeonato Europeu, desta vez depois de ter vencido a Hungria.
A recepção à Selecção lusa conta com as presenças de João Paulo Barbosa de Melo, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Luís Providência, Vereador do Departamento de Desporto, Juventude e Lazer da Câmara Municipal de Coimbra e Mário Saldanha, Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol.
Esta recepção antecede o jogo Portugal x Finlândia que decorre na quarta-feira, dia 24 de Agosto, às 21h40, no Pavilhão Multidesportos, em Coimbra e define o adversário de Portugal e a sua classificação no grupo"
EuroBasket: Finlândia derrota Hungria (87-65)
Na próxima 4ªfeira, em Coimbra, Portugal e Finlândia discutem o primeiro lugar do grupo, já com o apuramento para a fase final do EuroBasket´11 garantido.
Liga Feminina: Olivais recebe ESSA na primeira jornada

CAB (fora), Barcelos (casa), Escola MA Menéres - Algueirão (f), Torres Novas (c), Algés (f), Montijo (c), Quinta dos Lombos (f), Boa Viagem (f), Vagos (c) e Académico do Porto (f).
Tomás Barroso deixa Ginásio e regressa ao Benfica

O Benfica anunciou esta tarde a contratação do jovem base português Tomás Barroso, para a época 2011/12. O atleta algarvio encontra-se ao serviço da selecção nacional que prepara a recepção à Finlândia, no próximo dia 24 de agosto, em Coimbra.
O jovem base Tomás Barroso que o Ginásio havia ido buscar ao Benfica e fez um campeonato da Liga muito bom, vai regressar ao SL Benfica. Tomás Barroso integra o núcleo que atletas da selecção nacional que recentemente garantiu a apuramento para o EuroBasket.
À Benfica TV, o jovem base afirmou "Tenho toda a certeza que este vai ser um ano de sucesso do Benfica, porque temos uma equipa muito trabalhadora e vamos formar um grupo forte que pode alcançar os nossos objectivos. Estou muito motivado em fazer um bom trabalho, espero jogar. Já estive em Espanha e noutros clubes, como foi o caso da Ginásio, na Figueira da Foz, onde estive na última época. Para além disso já mereci a confiança do treinador Mário Palma para a Selecção, por isso acredito que posso ser opção. Sou trabalhador e sério, como tal sei que vou dar o meu contributo à equipa nos fins-de-semana.”
Norberto Alves passa a comentar Eurobasket'11 em ressalto.net

País que tem o basquetebol como a principal modalidade, tem também uma selecção que podemos englobar num grupo de favoritos juntamente com Espanha, Sérvia, Grécia e Rússia. Selecções como a Alemanha, França, Itália, Turquia e Eslovénia poderão, também, ter uma palavra a dizer na conquista do título.
Curioso saber como a Lituânia reagirá ao facto, positivo, de jogar em casa com o apoio dos seus adeptos mas ao mesmo tempo ter que lidar com a pressão de ganhar. Exemplos recentes não foram favoráveis a quem jogou em “casa”.
Muitas estrelas de campeonatos como a NBA, ACB, LIGA A Italiana e Liga Russa estarão presentes para gáudio dos adeptos da modalidade. Ver Nowitzki, Gasol, Navarro ou Parker a jogar é sempre motivo de interesse pela nossa modalidade.
Certamente que para nós, portugueses, o grande motivo de interesse estará em acompanhar a nossa selecção depois de um apuramento fantástico para este europeu. Esse será o maior motivo que nos fará estar colados ao ecrã de televisão.
Na minha opinião, o próximo jogo de dia 24 com a Finlândia é de grande importância. Ficar em primeiro coloca-nos no grupo C, e afasta-nos de um grupo muito difícil que é o grupo A, no qual selecções como Espanha , Lituânia e Turquia são muito fortes. Assim em Coimbra, terra de basquete e de sonhos possíveis, os adeptos têm que apoiar a selecção a vencer. No caminho para a Lituânia esse é um momento importante e o apoio de todos a esta selecção é determinante. E esta selecção merece muito ser apoiada pelo trabalho sério que realizou e que teve os frutos merecidos.
Na minha próxima participação, darei a minha opinião sobre que tipo de jogo do ponto de vista táctico se espera ver no Eurobasket. Sugiro para já um vídeo do site da FIBA sobre a preparação do campeonato europeu e a paixão pelo basquetebol que tem o povo lituânio, facto que pude ver em 2005 em Vilnius, na participação na ULEB CUP disputada contra o Litvus Rytas pelo Benfica no Siemens Arena.
Um abraço a todos os visitantes do Ressalto.net
Norberto Alves"
(texto retirado de ressalto.net)
domingo, 21 de agosto de 2011
Olivais começa os treinos a 29 de Agosto
O Olivais vai começar os seus treinos para a época 2011/2012 no dia 29 de Agosto, conforme nota publicada na sua página no Facebook.
Michelle Brandão (Olivais) vai para a Old Dominiom University (EUA)

|
Tiago Pina (Olivais) em entrevista ao Desporto Aveiro

«O basquetebol de Aveiro é mais competitivo do que o de Coimbra»
Fizeste toda a formação no Sangalhos. Que recordações guardas desses tempos?
Comecei a jogar basquete relativamente tarde, já era cadete de segundo ano no Sangalhos, onde estive até ao primeiro ano de sénior. Daquele tempo guardo a recordação de um grande treinador, que também foi quem mais me marcou que é o Nuno Ferreira. A sua maneira de viver os treinos e os jogos era contagiante e acho que grande parte do amor pelo jogo me foi passado por esse espírito. O ambiente competitivo que se vivia era fantástico e os jogos eram bastante exigentes. Guardo com especial saudade as fases finais distritais com pavilhões cheios e grandes jogos.
Como surgiu a possibilidade de jogares no Olivais?
A opção de sair de Sangalhos não foi fácil, mas naquela altura estava a estudar em Coimbra e tinha que me deslocar quase todos os dias para Sangalhos para treinar. No fim da época decidi então que estava na altura de mudar de ares e rumar a um clube que ficasse mais próximo da cidade onde estudava. A escolha do Olivais foi fácil. Conhecia alguns jogadores, tinha ouvido falar bem do CNB1 e achei que era o local indicado para continuar a evoluir e a praticar o desporto que amo.
Vais para a oitava época no Olivais. Que balanço fazes destes quatro anos?
Faço um balanço positivo. Quando cheguei ao Olivais, a CNB1 era uma Divisão muito mais competitiva, já que equipas como Basquete Ovar, Porto B, CD Póvoa tinham jogadores que actuavam na Liga (alguns deles são internacionais actualmente) e quase todas as esquipas tinham um norte-americano. Nesse ano ainda fui campeão distrital de Coimbra, disputei uma Fase Final da Taça Nacional de Juniores A (vice campeão), no ano seguinte, em seniores, e após termos descido ao CNB2, fomos campeões nacionais desta Divisão, e nos últimos anos temos sido presença assídua nos playoff da CNB1. Penso que temos feito o que nos compete, mas acho que se tivéssemos o orçamento de alguns dos clubes desta divisão e um apoio mais forte por parte da Direcção do Olivais, poderíamos facilmente lutar por outros objectivos.
Que perspectivas, quer em termos individuais, quer em termos colectivos, para esta nova época?
A nível individual espero não ter lesões, e que consiga fazer mais e melhor que na época passada.
A nível colectivo, espero que no mínimo, a equipa consiga novamente marcar presença no playoff da CNB1.
Agora tenho um desejo pessoal, que era ver o basquetebol a voltar a ser o que era. Nos últimos vinte anos, as pessoas que mandam nos basquetebol do nosso país não mudaram, mas o basquetebol mudou e para pior... algo tem que ser feito. Penso que uma mudança, com gente nova e ideias novas poderiam ser um bom ponto de partida para voltar a dar visibilidade que este desporto merece.
Este ano o teu irmão mais novo também ingressou no Olivais. É importante para ti?
Após a paragem que teve devido a lesão (cerca de dois anos), foi muito importante e uma grande alegria vê-lo de novo a jogar. O facto de ele ter jogado na mesma equipa que eu, deu um sabor especial a esta época. É um jovem com bastante talento e a paragem de dois anos em nada afectou as suas qualidades como jogador. Provou que se estiver bem fisicamente é um jogador para outros «voos». Como jogamos muitas vezes na mesma posição foi engraçado ter que “competir” com ele, mas mais engraçado jogar lado a lado.
Que diferenças notas entre a realidade do basquetebol no distrito de Aveiro e no distrito de Coimbra?
O basquetebol de Aveiro é sem dúvida mais competitivo que em Coimbra, também porque existem mais equipas com mais recursos. Nos últimos anos deixei de acompanhar o basquetebol aveirense nos escalões de formação mas sei que os escalões de Juniores A e Juniores B já não são o que eram e que as fases finais já não têm o ambiente e o simbolismo que tinham quando eu jogava. Relativamente a seniores, quando defronto equipas do distrito de Aveiro (Beira-Mar, Oliveirense, Sanjoanense, etc) noto que são equipas que defendem melhor e com mais agressividade do que as equipas mais a sul, mas são talvez dos meus adversários favoritos até porque continuo a ter muitos amigos a jogar no distrito de Aveiro.
Conheces o DesportoAveiro?
Sim conheço. É um espaço que acompanho com regularidade há já uns anos, e é onde obtenho a maior parte das informações do basquetebol aveirense. Acho um bom espaço informativo e ainda com mais valor por ser um “trabalho” por carolice e amor ao desporto.
Nome completo: Tiago Alexis de Sousa Pina
Data de nascimento: 29-11-1983
Naturalidade: Águeda
Peso: 89Kg
Altura: 1,88m
Posição: Extremo
Clubes:
Sangalhos (1998 – 2004)
Olivais Coimbra (2004 – 2007)
BC Kimbria (Maastricht – Holanda 2007)
Olivais Coimbra (2008 – presente)
(texto e foto retirado do sítio DesportoAveiro)
sábado, 20 de agosto de 2011
Aos Clubes: FPB emite 3 novos comunicados
Juízes de Basquetebol marcam greve às competições nacionais

Comunicado da Associação Nacional de Juízes de Basquetebol | |
Sexta, 19 Agosto 2011 23:24
| |
A Assembleia Geral da ANJB, reunida no dia 19 de Agosto de 2011, decidiu que os Juízes não devem revalidar para a época 2011/2012 até que: A) Não for revogada a decisão da Direcção da Federação Portuguesa de Basquetebol (F.P.B.) em criar uma taxa de inscrição; B) Não for revogada a decisão da Direcção da F.P.B. em reduzir o número de Juizes nas competições nacionais. Adicionalmente, foi decidido que, independentemente da revalidação referida no ponto anterior, os Juizes não actuam nas competições de carácter nacional da época 2011/2012 até ao integral pagamento das verbas relativas às arbitragens da época 2010/2011. Por fim, os Juizes manifestam-se disponíveis para colaborar na procura de soluções para uma melhor gestão dos recursos disponíveis. |
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Próxima 4ª feira Portugal joga em Coimbra, com o 1º lugar em vista
Na próxima quarta-feira, 24, o Multidesportos Mário Mexia, em Coimbra, recebe o último jogo desta fase entre Portugal e Finlândia (também já apurada).
Em causa o primeiro lugar do grupo. A equipa que vencer "escapa" ao grupo A que integra a Espanha. Em caso de vitória, Portugal irá fazer parte do grupo C, juntamente com Croácia, Macedónia, Bósnia, Montenegro e Grécia.
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Portugal já está no EuroBasket na Lituânia
A nossa seleção realizou uma primeira parte espectacular, com uma defesa muito forte e uma percentagem de lançamentos triplos muito alto, garantindo uma vantagem de 17 pontos.
No terceiro quarto, num período menos bom, deixou que os hungaros chegassem aos seis pontos. Soube. no entanto, reagir e acabou a gerir o resultado.
Parabéns a Portugal que regressa, depois de uma excelente presença em 2007, a uma fase final do EuroBasket.
No próximo dia 24 de Agosto, em Coimbra, Portugal recebe a Finlândia, num jogo em que está um causa o 1º lugar do grupo.
Espera-se a presença de muito público para apoiar Portugal.
Pavilhão para o basquetebol da Académica fica adiado

Segundo o Diário As Beiras, Luis Providência afirmou que "Uma das pretensões antigas da Académica é a construção de um pavilhão próprio. O vereador acredita que ainda não é altura e que, para já, o terreno guardado para esse projecto, junto ao Instituto Superior de Engenharia, servirá para um pavilhão, mas para acolher o antigo Clube PT (Nota: actual CAD - ACB). "Este projecto deverá, numa primeira fase, dar resposta ao problema da demolição do antigo pavilhão da PT, mas, numa reunião que tivemos com o vereador Paulo Leitão, ficou acordada a possibilidade de replicar esse pavilhão, permitindo a utilização futura de outras equipas, nomeadamente a Académica, se tiver condições financeiras para participar nesse construção". Enquanto isso não acontece "naturamente que o Multidesportos continuará a ser a casa do basquete da Académica"".
Tomada de posse dos novos Corpos Gerentes da Secção de Basquetebol da AAC
Após um ano, em que a Secção foi gerida por uma Comissão Administrativa, Mário Castro (Presidente da Direcção) e Maló de Abreu (Presidente do Plenário) vão assumir os destinos do basquetebol dos estudantes.
União Foot-Ball Buarcos - Basquetebol faz balanço à época 2010/2011
(texto e foto retirado do sítio do União Foot-Baal Buarcos)
CAD - ACB começa os treinos a 1 de Setembro
O CAD - Associação Coimbra Basquete acaba de divulgar, no seu sítio, o início dos treinos para o dia 1 de Setembro, no seu pavilhão. O calendário de treinos será divulgado oportunamente.
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
FPB faz hoje 84 anos - Parabéns a todos os que promovem o basquetebol
O basquetebol foi introduzido em Portugal no ano de 1913, pela mão de Rodolfo Horney, um professor de educação física, de nacionalidade suíça e que exerceu a sua acção em Lisboa, durante 12 anos, ensinando esta actividade desportiva aos frequentadores do ginásio da Associação Cristã da Mocidade. Lançada a semente em Lisboa, foram as delegações desta agremiação que vieram a promover a modalidade no Porto e em Coimbra, a partir de 1921.
Nos primeiros tempos da modalidade, foram muitas as dificuldades decorrentes da ausência de campos apropriados para a prática do jogo, sendo prática frequente a utilização dos campos de futebol. A falta de campo tornava difícil a realização dos calendários dos primeiros campeonatos regionais. Além do mais, o futebol não facilitou, empurrando muitos dos jogos do basquetebol para horários inadequados.
Os clubes acabaram por construir os seus campos e o basquetebol começou a aumentar o número de praticantes e admiradores.
A situação ganhou novos contornos com a criação das “Apostas Mútuas Desportivas” (totobola) e, quanto a infraestruturas materiais, verificou-se um substancial avanço, a partir de 1966, com o início do I Plano de Fomento (um plano quinquenal) concebido pelo então Director Geral dos Desportos, o Dr. Armando Rocha.
Da operacionalização desse plano, foram construídos pavilhões gimnodesportivos em vários pontos do país. Em 1973, eram já 97 esses pavilhões.
Voltando às primeiras décadas da implementação do basquetebol em Portugal, merece relevância o facto de ter sido no Porto que surgiu a percepção de que era necessário um organismo de âmbito regional que libertasse o jogo do desenvolvimento acanhado que lhe marcava o passo.
Assim, em 1926, os clubes da cidade fundaram a Associação de Basquetebol do Porto que veio a ser o primeiro organismo oficial da modalidade. No ano seguinte foram fundadas as associações de Lisboa e de Coimbra e, também, a Federação Portuguesa de Basquetebol.
Merece especial referência o surgimento da Federação Portuguesa de Basquetebol, pelo conturbado contexto em que ocorreu.
Após duas tentativas de organizar uma federação de âmbito nacional, a primeira (em 1924) pela Associação Cristã da Mocidade e a segunda (em 1926) por iniciativa do Clube Fluvial Portuense, acabou por ser o nascimento da Associação de Basquetebol do Porto que gerou a Federação Portuguesa de Basquetebol.
De facto, a ideia de fundar a federação pairava entre os nortenhos e, a 17 de Agosto de 1927, a Assembleia Geral para apreciação e votação do Reletório de Contas e eleição dos corpos gerentes para a época seguinte teve um outro ponto na Ordem de Trabalhos: o da transformação da Associação de Basquetebol do Porto na Federação Portuguesa de Basquetebol. Uma ideia “criativa” que acabou por ser aprovada.
Em Lisboa e Coimbra, os clubes viram-se pressionados a criar as suas associações regionais. Fundadas estas, logo trataram de não reconhecer os poderes federativos. Trocaram-se ofícios, entrevistas na imprensa e tudo só serviu para fomentar o problema.
Em Lisboa, explicava-se que as palavras “Federação” e “Associação” eram usadas, no norte, como sinónimos... O caso acabou por ser solucionado, após várias negociações, quando, em 1928, foram eleitos os Corpos Gerentes para a época 1928/29, já com a participação dos dirigentes de Lisboa e Coimbra.
A legitimação da Federação Portuguesa de Basquetebol teve efeitos positivos no desenvolvimento da modalidade, contexto em que a FPB se guindou aos lugares cimeiros das instituições desportivas portuguesas.
_____________________________
(*) Ver ALBANO FERNANDES, Escrito de Albano Fernandes, Federação Portuguesa de Basquetebol, p. 43 e seguintes
(texto retirado da página da FPB)
Aproveito para dar os parabéns a todos - atletas, treinadores, árbitros, oficiais de mesa, dirigentes, directores, seccionistas e todos que de uma forma ou outro estejam ligados à modalidade - pelo aniversário da Federação.
Carlos Gonçalves
Alterações ao Regulamento de Provas publicado pela FPB
Jessica Almeida (Olivais) em destaque no Europeu de Sub 18

A resposta já está dada no título desta notícia, e agora tentaremos comprovar de que forma é que aquela dupla de atletas esteve em destaque no Campeonato da Europa de Sub18 Femininos.
Quanto a Joana Jesus, base do CPN... foi a atleta portuguesa em maior evidência, sendo a 7ª melhor marcadora do Europeu fruto dos seus 15.7 pontos por desafio, e ocupando o 10º posto em termos de percentagem de concretização de lançamentos de campo. Além disso, ainda foi a 3ª melhor do Campeonato da Europa a recuperar posses de bola às suas adversárias, com 2.7 roubos por jogo. As suas 2.4 assistências por encontro fizeram dela a 11ª do ranking de passes que resultaram em cesto convertido.
Comparativamente à sua colega de equipa, Jessica Almeida (MR-Group Olivais Coimbra) apenas não teve tanto destaque na hora de lançar ao cesto. Neste capítulo destaca-se por ser a 7ª melhor da competição no aproveitamento da linha de lance-livre, convertendo 78.6 dos lançamentos que efectuou após provocar faltas às suas adversárias. De resto, entra no ranking das melhores em termos de recuperações de bola, e os seus 2.4 roubos por jogo fazem dela a 6ª melhor do Europeu nesta categoria estatística. É ainda a 9ª melhor em termos de assistências, realizando 2.6 por jogo.
Estas atletas têm sido presença assídua nas Selecções Nacionais jovens e espera-se que no próximo ano possam vir a ser uma boa ajuda ao desempenho da Selecção Nacional de Sub20 Femininos que irá competir na Divisão A do Campeonato da Europa.
(texto e foto retirado de basketpt.com)