No sítio do Basquetebol da Sociedade Columbófila pode-se ler:
Nos primeiros treinos compareceram os Professores João André e Eduarda Lopes, responsáveis técnicos pela modalidade na Sociedade Columbófila, acompanhados pelos dirigentes Antero Melo, Cláudia Carvalho e João Cavadas, dando as “boas vindas” ás atletas, que compõem o grupo de trabalho e que vão integrar as equipas de formação e de competição para mais uma época de basquetebol.
Para a presente época desportiva, para além das equipas de Sub -16 feminina que vai participar nos Campeonatos Distritais, promovidos pela Associação de Basquetebol de Coimbra a exemplo dos anos anteriores, a secção vai também acolher as atletas nascidas nos anos 1998 e 99 e que integrarão o escalão de Sub -14.
A formação mais primária e que merece um acolhimento muito especial dos responsáveis da Secção, vai igualmente acolher atletas dos 4 aos 12 anos de ambos os sexos e que constituirão a base das futuras equipas de Mini-basquete, dos Bambis aos sub -12.
Pensando um pouco nos ex-atletas a Secção no seu planeamento de trabalho dedicou um espaço semanal, para acolher todos aqueles que estiveram ou não ligados ao basquetebol e que pretendam praticar a modalidade no âmbito do laser.
Os atletas e seus treinadores vão utilizar para treinos e jogos as instalações do Pavilhão Marialvas, no âmbito do PROMAAD, do Município de Cantanhede e também para treinos o Ginásio da Escola Secundária de Cantanhede, com quem a nossa Associação tem um protocolo de cooperação já há alguns anos e que tem permitido às duas entidades colaborarem mutuamente.
Para além destas instalações os técnicos da Columbófila de Cantanhede, tem utilizado, nestas primeiras sessões de trabalho, os espaços verdes do Parque Urbano de S. Mateus, proporcionando aos atletas a prática desportiva num espaço de eleição.
A exemplo do ano anterior a secção de Basquetebol da Sociedade Columbófila, tem um ambicioso programa de actividades muito diversificadas e que complementarão a prática desportiva.Todas as crianças e jovens que pretendam praticarem a modalidade poderão obter mais informações nos serviços administrativos da Sociedade Columbófila."