Espaço BasketCoimbra está de volta!

Dois anos depois está de volta o Espaço BasketCoimbra.
Embora havendo alterações de última hora, pois, vou continuar a assumir o cargo de Director Desportivo da equipa sénior masculina da AAC, vou tentar manter este Espaço actualizado.
Nele pretendo continuar a divulgar a actividade desenvolvida nesta nossa modalidade. Especial atenção à vida dos nossos clubes, os quais me elegeram seu Delegado na Federação Portuguesa de Basquetebol.
Num momento particularmente conturbado que o Basquetebol atravessa, mais do que nunca, um espaço virado só para a modalidade torna-se necessário.
Publicarei artigos de opinião, desde que devidamente assinados pelos seus autores e que se identifiquem com os princípios deste espaço.
Para tal devem remeter os textos para camg@mail.telepac.pt..
Vamo-nos vendo por aí... e por aqui.
Abraço.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Académica apresenta Projecto "Basquetebol Trissomia 21"


A Secção de Basquetebol de Associação Académica de Coimbra apresentou, em Conferência de Imprensa, a continuação do Projecto "Académica Basquetebol. Trissomia 21".
Mário Castro, presidente da Secção, afirmou " A filosofia da Académica é a capacidade de ajudar e criar conforto social. Integrar e solidarizar é o lema e o objectivo passa por alargar a mais jovens e associações".
Para Helena Moura, responsável da Associação Olhar 21, "este projecto piloto teve início em Maio e obteve uma boa receptividade junto de crianças com Trissomia XXI, mas pretende alargar-se a outras com esta ou outra deficiência".
A Académica entregou a responsabilidade deste projecto a Rita Gonçalves e Décio Temporário.
Para Rita Gonçalves (Psicóloga e treinadora destas crianças) "É muito gratificante fazer parte deste projecto, pois, permite-me juntar duas áreas que são muito importantes para mim, a psicologia e o basquetebol. O projecto teve início na época passada e partimos um pouco à descoberta. Queríamos ver com as crianças iam reagir a uma nova actividade. Foi com muito agrado que percebemos que adoraram logo a partir do primeiro treino e foi muito bom ver a facilidade que tiveram em aprender as bases do basquetebol. Este projecto vai ser-lhes muito útil, tanto a nível físico, uma vez que t~em algumas dificuldades motoras, mas também a nível psicológico, pois vai permitir aumentar o seu bem-estar, como a sua auto-estima. O grande objectivo deste projecto, é poder integrá-los nas outras equipas".
Para Décio Temporário (Fisioterapeuta) "estas crianças têm dificuldades motoras, a nível da coordenação e a prática deste desporto, vai ser muito bom. Eu e a Rita vamos juntar as nossas áreas (fisioterapia e psicologia) para os podermos ajudar a evoluir. O objectivo final passa por integrá-los, mas primeiro é importante dar-lhes todas as bases da modalidade e ensinar-lhes a comportarem-se dentro de campo".
O atleta sénior e nova contratação da Académica, Miguel Barroca, salientou saber do carácter solidário e afectivo que une os atletas da Académica à população da cidade.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas em: 21basquetebolaac@gmail.com.