Espaço BasketCoimbra está de volta!

Dois anos depois está de volta o Espaço BasketCoimbra.
Embora havendo alterações de última hora, pois, vou continuar a assumir o cargo de Director Desportivo da equipa sénior masculina da AAC, vou tentar manter este Espaço actualizado.
Nele pretendo continuar a divulgar a actividade desenvolvida nesta nossa modalidade. Especial atenção à vida dos nossos clubes, os quais me elegeram seu Delegado na Federação Portuguesa de Basquetebol.
Num momento particularmente conturbado que o Basquetebol atravessa, mais do que nunca, um espaço virado só para a modalidade torna-se necessário.
Publicarei artigos de opinião, desde que devidamente assinados pelos seus autores e que se identifiquem com os princípios deste espaço.
Para tal devem remeter os textos para camg@mail.telepac.pt..
Vamo-nos vendo por aí... e por aqui.
Abraço.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Árbitros e Federação chegam a acordo

A Associação Nacional de Juízes de Basquetebol e a Federação Portuguesa de Basquetebol chegaram a acordo quanto às divergências que opunham ambas as instituições, e que culminou com a tomada de posição dos juízes não revalidarem na época 2011/2012.

Com os campeonatos próximos do seu início, era urgente um entendimento que permitisse o início das provas sem qualquer constrangimento.

Do acordo celebrado entre as partes, consta a não aplicação da taxa de inscrição para os juízes, e a manutenção do Comissário Técnico na Proliga.

As partes chegaram a um entendimento quanto à nova tabela de prémios e deslocações para a próxima época:

  • redução dos prémios de jogo em 10% nas competições da Liga e Proliga, mantendo-se as restantes inalteradas
  • redução nas deslocações inter-regionais de juízes da mesma região ou regiões contíguas de 10% ou 15% conforme as nomeações tenham 2 ou 3 juízes
  • Os jogos da fase regular da Liga apenas terão 3 oficiais e o comissário, sendo que todos os jogos dos play-offs Liga e Proliga terão 4 oficiais de mesa e o comissário. Não há redução do prémio de jogo nos oficiais de mesa.

Este acordo levou o presidente da Mesa da Assembleia Geral da ANJB, Pedro Rola, a apresentar a sua demissão, por degradação da relação com a Direcção da ANJB.

Com este acordo foi dada "luz verde" aos juízes para se inscreveram para a próxima época.

(texto retirado de ressalto.net)